Redescobrir Educação
A Redescobrir Educação nasce do desejo de atingir mais pessoas e fazer valer de forma mais ampla seu objetivo principal: a Alfabetização - um direito de todos.
Sobre a Redescobrir
A Redescobrir Educação nasce do desejo de atingir mais pessoas e fazer valer de forma mais ampla seu objetivo principal: a Alfabetização – um direito de todos.
Eu sou Julia Farias. Pedagoga, com especializações em Alfabetização, LIBRAS e Psicopedagogia. Minha trajetória passa pela sala de aula e pela coordenação pedagógica e educacional dos Anos Iniciais (Ensino Fundamental 1) e pela formação de professores/as e gestores de redes municipais, além da elaboração de materiais didáticos e formativos.
Como membro da Comissão de Comunicação e Tecnologia da Rede Latino-americana de Alfabetização, também compactuo com as suas premissas e as compartilharei em alguns momentos por aqui.
Por que Redescobrir?
O nome Redescobrir significa muito, tanto para mim quanto para o processo de alfabetização.
Você constrói e reconstrói saberes, descobre e redescobre o tempo todo.
Ler e escrever são puras construções, (re)conceitualizações, redescobertas.
E já que na Redescobrir a leitura e a escrita são exploradas em suas funções sociais, as inspirações para o nome e para o logotipo também constituem um sentido: Redescobrir – Letra de Gonzaguinha / A Moça Tecelã – Autora: Marina Colasanti.
Para Quem é Este Serviço?
Quem se beneficia mais deste serviço
Professores do ciclo de alfabetização que buscam aprofundar seus conhecimentos teóricos e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.
Coordenadores pedagógicos e gestores escolares comprometidos com a melhoria da aprendizagem em leitura e escrita.
Estudantes de pedagogia e educadores iniciantes que desejam se formar com base em referenciais sólidos da alfabetização construtivista psicogenética.
Famílias que acreditam em uma aprendizagem respeitosa e significativa para seus filhos, e buscam aulas particulares com foco na escuta, nos saberes da criança e no desenvolvimento integral da leitura e escrita.
Redes públicas ou privadas que desejam implementar formações continuadas de qualidade, com base em práticas sociais de leitura e escrita e nas competências da BNCC.
Quem não se beneficia deste serviço?
Quem busca soluções imediatistas ou métodos prontos e padronizados, sem abertura para reflexão ou personalização conforme o contexto.
Famílias ou instituições que não acreditam na importância do processo de construção da linguagem escrita, preferindo métodos puramente mecânicos ou baseados apenas na memorização.
Escolas ou educadores que não estejam dispostos a repensar suas práticas com base no desenvolvimento real dos alunos, no diálogo entre teoria e prática e na escuta ativa das infâncias.