Foto de Prof. Julia Farias

Prof. Julia Farias

Especialista em Alfabetização, com experiência na educação há quase 20 anos.
Alfabetização contextualizada e respeito aos saberes do estudantes.

Compartilhe

A mais recente pesquisa Retratos da Leitura trouxe dados preocupantes para pesquisadores, educadores e defensores da educação no Brasil. Embora seja de conhecimento geral que há desafios históricos no incentivo à leitura, os números apresentados reforçam a necessidade de reflexões e ações concretas.

Um dado específico chamou a atenção: 29% dos professores dos anos iniciais não indicam livros da biblioteca escolar ou da sala de leitura aos seus alunos (dados por escolaridade, página 126).

A ausência de indicação por parte dos docentes é a maior entre todos os segmentos educacionais, desde os anos iniciais até a universidade. O que pode estar por trás dessa realidade? Fatores como o próprio hábito leitor dos professores, a formação inicial e continuada, concepções sobre alfabetização, condições das bibliotecas escolares e a falta de parceria entre professores e bibliotecários podem estar impactando essa prática.

Entre as múltiplas razões possíveis, uma merece atenção especial: a concepção de alfabetização adotada pelo professor.

Toda prática pedagógica se baseia em uma concepção, seja consciente ou não. Se um educador acredita que a leitura só deve ser autorizada após o domínio total do processo de decodificação – seguindo etapas rígidas como letras, depois sílabas, palavras e frases – é natural que a indicação de leituras não aconteça antes da consolidação de todas essas fases. Essa abordagem reflete uma visão específica sobre o que ler.

Por outro lado, quando se propicia a leitura em diferentes modalidades, permitindo que os estudantes explorem textos mesmo antes de saberem ler convencionalmente, possibilita e desenvolve as diversas habilidades de leitura possíveis para o grupo. Nessas situações, as chances de haver indicação de livros aumentam significativamente.

E na Sua Prática?

Como você encaminha o trabalho com leitura na sua turma? Sua abordagem favorece ou limita o acesso dos alunos aos livros?

Aprofunde-se no Tema

Para saber mais sobre o ensino da leitura e o impacto das concepções de alfabetização na prática docente, confira os materiais abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
You have no story to show

Você já viu?